sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fonte do Zambujal já voltou a ter água para bem da comunidade

(Clicar na imagem para ampliar)
A Fonte Seca voltou a dar água – A Junta de Freguesia de Cadima enviou para a Fonte-Seca os funcionários Joaquim e António, este, operador da retroescavadora, para que reparassem a conduta que transporta a água da nascente até ao fontanário. Sozinhos com a ajuda da máquina, substituíram a conduta, fizeram a drenagem do chafariz e colocaram uma torneira para que a água da nascente não estivesse continuamente a ser desperdiçada.
Este foi um bom trabalho, que beneficia a comunidade, principalmente numa altura em que a água começa a ser um bem escasso e caro, com tendência a agravar-se, sugerimos que as outras duas fontes, Fonte Perto e Fonte dos Rodelos (ambas de origem romana) mereçam a mesma atenção, o que salvaguarda o precioso líquido e o património cultural. Não sabemos se no futuro estas fontes e nascentes não votarão a desempenhar a função que desempenharam durante séculos, matar a sede às populações.
Com a privatização dos serviços públicos, a caminhar a passos largos, torna-se urgente as comunidades preservarem as suas fontes da vital água, cada vez mais um bem que é de todos mas cada vez mais raro, daí a grande apetência pelo seu controle, por parte de grandes especuladores ganânciosos, que se for permitido, tornarão a água inacessível pelo seu preço, à maioria das pessoas, como já está a acontecer em vários países do mundo.

Posted by Picasa

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pão Rosas e Mel

(Clicar na foto para ampliar)
Neste blog vão ser transcritas aquilo que consideramos que de bom acontece no Zambujal.
Nesta foto podemos apreciar as roseiras que ornamentam os jardins da aldeia, o pão e broa que ainda se fabrica nos fornos a lenha que muitas famílias têm em casa e onde fazem o pão e os seus assados, um pequeno apiário que produz mel silvestre da flor da urze, murta, borragem e de eucalipto. Pão, Rosas e Mel, por serem coisas boas e aprazíveis, deu nome ao blog.
Posted by Picasa