sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fonte do Zambujal já voltou a ter água para bem da comunidade

(Clicar na imagem para ampliar)
A Fonte Seca voltou a dar água – A Junta de Freguesia de Cadima enviou para a Fonte-Seca os funcionários Joaquim e António, este, operador da retroescavadora, para que reparassem a conduta que transporta a água da nascente até ao fontanário. Sozinhos com a ajuda da máquina, substituíram a conduta, fizeram a drenagem do chafariz e colocaram uma torneira para que a água da nascente não estivesse continuamente a ser desperdiçada.
Este foi um bom trabalho, que beneficia a comunidade, principalmente numa altura em que a água começa a ser um bem escasso e caro, com tendência a agravar-se, sugerimos que as outras duas fontes, Fonte Perto e Fonte dos Rodelos (ambas de origem romana) mereçam a mesma atenção, o que salvaguarda o precioso líquido e o património cultural. Não sabemos se no futuro estas fontes e nascentes não votarão a desempenhar a função que desempenharam durante séculos, matar a sede às populações.
Com a privatização dos serviços públicos, a caminhar a passos largos, torna-se urgente as comunidades preservarem as suas fontes da vital água, cada vez mais um bem que é de todos mas cada vez mais raro, daí a grande apetência pelo seu controle, por parte de grandes especuladores ganânciosos, que se for permitido, tornarão a água inacessível pelo seu preço, à maioria das pessoas, como já está a acontecer em vários países do mundo.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário