sexta-feira, 10 de julho de 2009

Milho - Espigas assadas


As searas de milho estão verdejantes, este ano foi húmido e quente o que favoreceu o desenvolvimento do milho aqui no Zambujal que é cultivado em terras fortes e de pouca água.

As espigas estão barbadas e os grãos ainda tenros amadurecem. No Zambujal era costume por esta altura apanhar as espigas “cotos”, com os grãos de milho ainda leitosos quando esmagados e assá-las nas brasas.

Quando era jovem, a rapaziada da aldeia, juntava-se em grupos e à noite ia “roubar” os “cotos” e faziam-se magustos nas “Pedras Reigadas” e “Coimbrões” (sítios rurais), Nessas noites de luar e cálidas, à roda da fogueira onde eram assadas a espigas de milho, faziam-se convívios numa amizade entre todos, cimentadas em muitas cumplicidades.

As espigas assadas, por vezes. eram mergulhadas em água salgada para as temperar e arrefecer, eram comidas acompanhados com jeropiga e muitas vezes guitarradas.

Este ano, no meu quintal semeei alguns grãos de milhos que têm espigas em acção de assar e foi o que fizemos uma assada de "cotos". Um delicioso petisco.

O Provérbio: - "A mocidade passa mas as recordações ficam"

Posted by Picasa

1 comentário:

  1. Enviei um comentário a propósito do "amola tesouras". Acabei por ficar fã do seu/seus blog'(s)e vou continuar a visitá-los. A apresentação é magnífica e tem conteúdo muito interessante. As fotografias também ilustram muito bem as palavras, mas julgo que já sabe isso, uma vez que o arranjo gráfico é muito cuidado. As pessoas retratadas são autênticas e está a prestar um trabalho muito útil à comunidade restrita e alargada. Vou continuar a segui-lo com interesse. Cumprimentos
    Maria Lobo

    ResponderEliminar